< Voltar

Cruzeiro da Freixianda

Observações:
Localização: Adro da Igreja, Freixianda

Localizado no adro da Igreja, todo trabalhado ostenta ao centro um Coração atravessado por uma lança e coroado de espinhos e no reverso os vários instrumentos da Paixão.

Na cantaria do cruzeiro está gravado 1888 e consta que foi erguido para tornar mais solene e firme a fundação do Centro do Apostolado, pelo então Pároco da Freixianda Padre Francisco Ribeiro Dímpano da Fonseca.

Segundo o livro “Património Arquitetónico Religioso” publicado pela Câmara Municipal de Ourém, em 2012, o cruzeiro é descrito como tendo “base quadrangular com motivos zoomórficos (cabeça de leão) em todas as faces; peanha e cruz em pedra trabalhada; numa das faces tem motivos geométricos preenchidos com motivos vegetalistas; na outra face tem esculpidos os martírios de Cristo.”

Os cruzeiros surgiram nos primeiros séculos do Cristianismo, localizam-se em encruzilhadas e simbolizam o encontro entre os caminhos terrenos e os espirituais / divinos.
São monumentos, símbolos do Cristianismo, e sagram os locais, protegem os campos, assinalam momentos históricos e são emissários de orações e sufrágios.